Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Procedimentos para se proteger de morcegos

Editoria: Vininha F. Carvalho 03/08/2005

-Caso você tente pegar um morcego, ele provavelmente morderá para
se defender. Ataques de morcegos-vampiros a pessoas são muito raros; eles preferem bois, cavalos, cachorros, porcos, galinhas etc. Nunca tente tocar em um morcego, ou em qualquer outro animal selvagem.

-Se você for mordido, lave muito bem o local ferido com água e sabão neutro. Vá o mais rápido possível para um posto de saúde ou hospital, para poder tomar a vacina anti-rábica.

-Esse procedimento vale para qualquer mordida de mamífero (ratos, cachorros, gatos, macacos etc.), pois todos são potenciais
transmissores de raiva. Lembre-se de que a raiva, se não for tratada, pode matar. Mas não fique com medo de morcegos: é muito mais perigoso contrair a raiva de animais domésticos.


-Há dois tipos de mordidas: as alimentares e as defensivas. As alimentares são feitas por morcegos-vampiros jantando e têm forma oval, sendo muito superficiais (marcas dos dentes incisivos). As defensivas são feitas por morcegos desesperados para se livrarem de algum humano que os está segurando e têm a forma de quatro furos profundos (marcas dos dentes caninos).


Se um morcego entrou na sua casa:

-Se ele estiver voando (na sua sala ou quarto), apague as luzes
e abra todas as janelas. Ele não quer contato com você (morcegos têm medo de pessoas) e provavelmente achará a saída.

-Se ele estiver andando no chão, tente de alguma forma conduzí-lo
para fora de casa, sem tocar nele. Por exemplo, espante-o de leve com uma vassoura (mas não bata nele!).

-Se ele estiver caído e imóvel, dê um jeito de removê-lo de casa
sem tocar nele (com uma pá, por exemplo), mas também sem machucá-lo.

Nunca toque em um morcego caído no chão, pois ele pode estar doente!!!

É muito comum morcegos serem atraídos para residências por frutas
expostas ou bebedouros de beija-flor deixados durante a noite.

Também é comum morcegos visitarem árvores frutíferas como mangueiras,sapotizeiros, figueiras e amendoeiras. Não se preocupe, eles estão apenas procurando frutas pra comer

A probabilidade de você adquirir raiva de um morcego, é quase a mesma de se ganhar da sena, pois não devemos esquecer que apenas
3 das quase 1000 espécies são hematógafos, e mesmo que toda colônia vier a morar conosco na cidade, ele só irá atacá-la se você o agredir primeiro.

Fonte: Edmeia Mota Souza