Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Seja um Voluntário em Defesa dos Animais !

Editoria: Vininha F. Carvalho 12/09/2015

O animal representa a natureza primitiva e instintiva de que todos nós somos constituídos. Nas religiões e artes de quase todas as etnias, os atributos animais eram associados aos deuses ou estes eram representados como animais. Essa projeção dos animais na religião não só acentua a sua importância, mas mostra o quanto é vital para o homem integrar em sua vida seu conteúdo, ou seja, o instinto. Os povos que conseguiram conservar o essencial da sabedoria sagrada , tratam os animais de forma quase humana, movidos por respeito e carinho.

No nosso país , infelizmente, todos os que se propõem a desenvolver um trabalho sério e comprometido com a proteção da vida animal enfrentam muitas dificuldades no seu dia-a-dia. É preciso muita determinação para lutar contra as forças monumentais da ignorância e da ambição humana e, ironicamente, inversamente proporcional ao tamanho desta árdua tarefa é o apoio oferecido pelos poderes públicos.

Como forma de viabilizar o trabalho em defesa dos animais as ongs e associações contam exclusivamente com a ajuda financeira e o empenho dos simpatizantes da causa, requerendo muito trabalho voluntário e, um grande amor pelo ideal de justiça, para com estas criaturas indefesas e, que tanto precisam de nós.

A maioria das entidades , contam com a boa vontade de algumas pessoas que trabalham diáriamente com os animais. Mas, há outros tipos de ajuda voluntária, que você pode desempenhar,como : arrecadar ração com a vizinhança e encaminha-la pelo menos uma vez por mês , juntar jornais velhos, lixo reciclável (algumas entidades vendem latinhas e embalagens plásticas usadas),doar medicamentos, etc.

A colaboração de profissionais para elaborar campanhas, escrever artigos para a imprensa, fazer traduções, confeccionar sites, oferecer orientação nas questões legais, de saúde , etc...é fundamental para possibilitar que os animais consigam ter seus direitos respeitados.

Divulgar as campanhas entre seus amigos, também é uma excelente iniciativa. Muitos de nossos amigos não se importam com os animais, porque desconhecem o quanto eles são desrespeitados na sociedade.Informe-os, ajude a conscientizá-los. Não envie a eles tudo o que você arquivou sobre animais, mas selecione as campanhas de impacto e peça para que eles colaborem. Desta forma, com o tempo muitas pessoas irão sendo despertadas para a importância do voluntariado e realizando um belíssimo trabalho de conscientização.

A doação de dinheiro através de sites na internet, é contra indicado, pois não permite ao cidadão acompanhar a busca da solução do problema enfrentado pelos animais.

Os voluntários precisam ser pessoas conscientes ,com mentes abertas , capazes de defenderem com equilíbrio os direitos dos animais, percorrendo com profissionalismo os caminhos das instituições governamentais e privadas.Por isso,é preciso deixar o comodismo de lado,a desculpa da falta de recursos, se modernizar e através da criatividade encontrar uma maneira de se tornar cada vez mais atuante.

Acredito que com propósitos bem determinados, assessorados por pessoas competentes e decididas, surgirá um canal de voz apropriado para implantarmos uma verdadeira força em prol dos animais.






Fonte: Vininha F. Carvalho - Del Valle Editoria