Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

MTur participou de debate sobre gestão de parques

Editoria: Vininha F. Carvalho 21/11/2014

O secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, representou o Ministério do Turismo na abertura do evento “Parques do Brasil: modelos de gestão, oportunidades para parques urbanos e unidades de conservação”.

O encontro foi promovido por uma instituição que trabalha com aplicações de modelos de gestão sustentáveis em áreas protegidas (Instituto Semeia) e por uma organização que busca alternativas para aumentar a qualidade de vida nas cidades (Arq.Futuro).

O evento foi realizado no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros em gestão e meio ambiente.

As duas instituições vêm unindo forças para aprofundar o debate sobre o uso público dos parques com a sociedade brasileira, levantando alternativas sobre como estimular a conservação e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades do entorno desses parques, sendo eles urbanos ou em áreas de preservação nacionais.

O secretário Vinicius Lummertz afirmou que a estruturação dos parques é uma das prioridades do Plano Nacional de Turismo do Ministério do Turismo.

Ele disse ainda que é preciso investir em infraestrutura nestes locais, de forma a permitir o uso e a preservação dos ambientes naturais – e para que as atividades também possam gerar emprego e renda para as pessoas que vivem nas imediações.

Entre 2006 e 2013, o número de visitantes nos Parques Nacionais brasileiros passou de 1,9 milhão para 6 milhões, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mas o país espera chegar mais longe.

Um exemplo a ser seguido é os Estados Unidos, onde, só 2012 mais de 282 milhões de pessoas visitaram os 401 sítios que o National Park Service administra, órgão federal responsável pelos parques americanos e que gerou US$ 30 bilhões em atividades econômicas e 252 mil empregos com a visitação desses parques.

Segundo o Instituto Chico Mendes existem 320 unidades de conservação nacional, além de outros tipos diferentes de unidades. Essas unidades podem ser destinadas à exploração sustentável de recursos naturais, preservação total do ecossistema, realização de pesquisas, visitação para a educação ambiental, e têm gestão federal, estadual ou municipal.

Em dois dias de reunião do Rio foram discutidos novos modelos de gestão para os parques urbanos e a administração desses espaços de forma eficiente. Também foram apresentadas algumas experiências internacionais como as administrações do Central Park, em Nova York e Zaryadye Park (Moscou), e outros parques nacionais; além de questões jurídicas em gestão dos parques; desafios das parcerias entre o setor público e privado; e os novos horizontes para os parques e espaços públicos.

Fonte: MTur